LOADING
Photo Title 1Photo Title 2Photo Title 3

Área VIp

.Últimas Notícias.

COLUNA D.Q.D - "Doa Quem Doer"

Pelica

Chama a atenção a atuação do prefeito de Formosa Itamar Barreto, com sua recusa em atuar com firmeza, rigor e punição os desvios de conduta e falta de competência de auxiliares que ainda continuam à frente de secretarias importantes.

Tração

A campanha para a sucessão do prefeito de Formosa em 2016 promete apresentar grandes reviravoltas quanto aos grupos de apoio aos candidatos A, B ou C. Dentro de uma campanha cada vez mais virtual na rede mundial de computadores as forças políticas antigas já começaram a desmoronar.

FOTO COLUNA UM

Funil

Os seguidores do ex-prefeito Sebastião Monteiro Guimaraes Filho o “Tião Caroço” em Formosa começam a se dar conta que o começo do fim já chegou. Mas como nesses casos a ficha só cai mesmo, quando se apuram as urnas, o pior ainda está por vir, comentam alguns analistas.

Seca

Segundo informações de Goiânia as portas estão se fechado para “Tião Caroço” no governo estadual. Começaram o ano desempregados seu filho Júlio Guimarães e seu fiel escudeiro Marcos Goulart. Ambos ocupavam até o final de 2014 cargos comissionados e de confiança na máquina do governo do PSDB.

Tecla

Para a grande maioria dos administradores municipais e no caso de Formosa, esse é o primeiro mandato sob os olhares e postagens de internautas no Facebook. Antes de 2012 não se via nas redes sociais um envolvimento político e administrativo tão grande e positivo das pessoas com as questões do município.

Vírus

Não se sabe se vítima ou privilegiado, o fato é que o prefeito Itamar Barreto e seus auxiliares não estão sabendo lidar com tanta informação, cobrança e denúncias.

Biruta I

Está cada vez mais grave a situação do trânsito em Formosa. A Superintendência Municipal de Trânsito/SMT, vinculada a secretaria de segurança ainda não tomou providências concretas e certeiras. O que antes existia e auxiliava no conturbado trânsito, como áreas especificas para o estacionamento de motos, carga e descarga em horários específicos e definidos, proibição do tráfego de veículos pesados pelo centro e várias outras situações, deixaram de existir.

Poeira

São cerca de 70 mil veículos emplacados em Formosa, que geram algo em torno de 8 milhões de reais por ano para os cofres da prefeitura. Trata-se de uma das maiores receitas provenientes da arrecadação do IPVA do interior do Estado de Goiás e mesmo assim as medidas não são tomadas.

Biruta II

O secretário de segurança, responsável por essa insegurança é o vereador licenciado Divino Ramos, que da mesma forma que outros secretários, patinam na pasta. Sem noção de controle do trânsito, até agora não tomou nenhuma providência no sentido de amenizar o caos urbano de Formosa.

Paliativo

A única medida tomada depois que Divino assumiu e que melhorou um pouco a situação foram as interdições de dois locais no centro da cidade para estacionamento. Um na Rua Modesto de Melo ao lado do Colégio do Planalto e a outra na Rua Emilio Póvoa, quase esquina com a José Viana Lobo. Medidas simples que ajudaram. Quanto ao resto nada mais foi feito pela SMT.

Pane

Até o fechamento dessa edição no dia 20 de janeiro a 14ª Ciretran, com sede em Formosa não havia funcionado normalmente em 2015. Isso além dos muitos transtornos causados às pessoas que necessitam dos serviços do Detran de Goiás, causou um grande prejuízo para a arrecadação do munícipio, algo em torno de um milhão de reais.

Cerca

O juiz que mandou pela segunda vez soltar os presos do regime semiaberto da cadeia de Formosa, Fernando Oliveira Samuel, mora no Condomínio Santa Felicidade, o local mais seguro da cidade para se viver. Homicidas, assaltantes e traficantes estão livres a noite com a medida estremada do magistrado, que entrou de férias logo após a decisão.

Isolado

Só aumenta o número de cidadãos insatisfeitos com as atuações dos promotores de justiça em Formosa e com o Ministério Público como um todo. Sem envolvimento com as questões do munícipio e com seus principais problemas o MP é alvo de crescentes criticas

Alheios

Não que sejam obrigados a nada, mas é fato que em meio a uma crise motivada por uma serie de fatores, dentro da administração de Formosa, não se vê nenhum secretário municipal e nem a vice-prefeita dispostos a defenderem de forma pública o prefeito Itamar Barreto. Como se não fossem responsáveis pela desaprovação histórica da população.

Distância

Cada um por si e Deus por todos, parece ser o lema dos auxiliares do prefeito de Formosa. Em tempos de redes sociais, até o momento não se tem notícia de uma exposição mais fervorosa a favor do chefe.

Soltos

Muita gente tem dito que um dos pecados de Itamar Barreto à frente da prefeitura é não ter sido mão de ferro logo no início de sua administração. Tem secretário que até hoje, passados mais de dois anos, não apresentou nada de concreto, que pudesse melhorar e inovar as pastas sob suas responsabilidades e com isso melhorar a vida dos formosenses.

Paradeiro

É feia a situação de vários secretários municipais em Formosa. Sem ações, suas pastas e consequentemente a administração estão no marasmo, sem ter o que mostrar para os contribuintes que pagam seus salários.

Perpétuo

Está provado que é um sucesso a decoração natalina da Praça Rui Barbosa em Formosa, haja vista que teve inicio no dia 13 de dezembro e encerramento dia 18 de janeiro. O fato é que o sucesso se dá mais pela falta de opção de lazer do formosense do que pela decoração em si. Pensando nisso as secretárias ociosas da Cultura e do Turismo poderiam se unir e promover um calendário de eventos no local que durasse o ano todo.

Linhas

A nova mesa diretora da Câmara de Vereadores de Formosa está mais para oposição do que situação ao prefeito Itamar. Quem sabe ler e entender o bom “politiques” percebeu isso nos tons dos discursos do presidente que saiu e do que entrou, sobre a relação entre Legislativo e o Executivo nesse ano.

Espólio I

O vereador Castro, que passou a presidência da casa no dia 2 de janeiro para o assembleiano, Jurandir de Oliveira, deixou em parte o seu poder de persuasão. Basta ver que foram mantidos todos os funcionários comissionados a serviço de Castro, que como argumento, afirma que todos eles têm compromissos financeiros assumidos e que a exoneração significaria muitas dificuldades para seus protegidos.

Espólio II

Entre esses comissionados, alguns que passaram o ano de 2014 sem mostrarem serviços que de fato melhorassem o desempenho da câmara no contexto da realidade do munícipio.

Rumos

Há 11 anos como diretor da Saneago, o formosense Luiz Humberto, popular “Betinho” se afastou da estatal. Os motivos são vários, mas com certeza o principal é o enfraquecimento de Formosa e seu grupo político junto ao governador Marconi.

Relato

“Betinho”, funcionário de carreira da Saneago, continua no governo em outro setor. Quanto às obras da empresa concluídas e em andamento em Formosa é fato que a segunda captação de água no Córrego Bandeirinha está pronta e funcionando e quanto a milionária barragem, essa sim, demanda várias outras providências.

Folga

Ainda dentro do assunto do trânsito em Formosa um registro precisa ser feito quanto aos moto-taxistas, que não respeitam a sinalização e principalmente os semáforos, estando com passageiros em suas garupas, ou não. Por enquanto nenhuma campanha de conscientização e nem punições.

Nulas

Multas sem validade e derrubadas na comissão julgadora da SMT, já que as notificações não chegam às casas dos contraventores. Essa é uma das realidades do sistema de trânsito de Formosa.

Tropeços

Chamou a atenção também os discursos de vários vereadores durante a sessão solene de passagem de cargo na Câmara de Formosa. Teve vereador que chamou o colega de mentiroso e vereador justificando, dizendo que é honesto e que nunca roubou. Chamou a atenção também o alto nível de agressão ao Português Brasileiro. Vereador que na metade de seu segundo mandato ainda não aprendeu a se expressar e falar corretamente.

Enfretamento

Um peemedebista de Goiânia diz que o deputado estadual Ernesto Roller/PMDB, torce para que o conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios/TCM, “Tião Caroço” se aposente e dispute a Prefeitura de Formosa. “Roller quer derrotar “Caroço” e ‘enterrar’ sua arrogância de uma vez por todas. Se brincar a criatura ganha de seu criador com mais de 60% dos votos.” Essa também é a matéria de um jornal de grande circulação semanal da capital.

Resultado

Formosa saiu extremamente enfraquecida das últimas eleições junto ao Governo do Estado. Isso, quando não elegeu nenhum deputado estadual da base governista, apesar de dar a maioria dos votos ao governador Marconi Perillo nos dois turnos.

Vantagem

Ao contrário do que o ex-prefeito “Tião Caroço” e seu grupo de seguidores de Formosa planejaram os beneficiados com os votos dos formosenses foram justamente seus adversários. O PMDB de Ernesto Roller e Pedro Chaves ficou com a maioria e ambos foram eleitos.

Suposto

Vários observadores políticos de Formosa observam certa proximidade entre o prefeito Itamar Barreto e o deputado Ernesto Roller. Como em política tudo é possível, as aparências apontam para uma ligação muito forte dos secretários de Itamar, Rafael Barros – Educação - e Rodrigo Natividade – Administração - com Ernesto.

Tendência

Para muitas pessoas,“Tião Caroço” e sua sede misturada com fome de poder, são conhecidos pela capacidade de brigar com seus aliados, os transformando em adversários e inimigos. Que o digam os ex-prefeitos Jair de Paiva e Clarival de Miranda, Ernesto Roller e agora provavelmente Itamar Barreto.

Fato

“Tião”, aliás, vem criticando e falando mal de Itamar desde os seus primeiros seis meses de mandato. Aos interlocutores falou por diversas vezes que o prefeito de Formosa não era o que ele esperava, dai a briga política anunciada que se avista no futuro próximo.

Retranca

Com medo de disputar e perder a eleição para prefeito e sem nomes para enfrentar seu inimigo declarado Ernesto Roller, “Tião Caroço”, que controla há anos os destinos políticos de Formosa, através de telefonemas originados de Goiânia, das margens do Rio Araguaia, de transatlânticos e rumo ao paraíso do Panamá, vive hoje um momento difícil. Não financeiramente, isso vai muito bem.

 

 

 

 

Última atualização (Ter, 27 de Janeiro de 2015 00:13)

 

Rodovia de integração regional pode finalmente ser toda asfaltada

Obras nos 60 km da GO 447 entre Divinópolis e a GO 118 estão em andamento
O Governo de Goiás deu inicio às obras de pavimentação da Rodovia GO 447, trecho que liga os municípios de Divinópolis de Goiás, passa pelos povoados de Feira da Vazante e Prata, com destino a Campos Belos, na divisa de Goiás com o Tocantins. Além dos 60,8 quilômetros em toda sua extensão a obra prevê a pavimentação de mais três quilômetros entre a GO 447 e o Prata, e tem prazo estimado de dois anos para ser entregue. Durante solenidade de visita ao local, ocorrida no final de novembro o vice-governador, José Eliton de Figuerêdo Júnior, ouviu do engenheiro fiscal da Agência Goiana de Transportes e Obras/Agetop, Divino César, que os trabalhos estão concentrados na terraplanagem e na construção de bueiros e galerias. A obra tem custo estimado de R$ 77,9 milhões e desse montante, apenas R$ 20 milhões foram liberados em 2014, o restante deve ser liberado no próximo ano.

Leia mais...

 

Hospital São Camilo de Formosa realiza X Seminário da Pastoral da Saúde

No último dia 27, foi realizado pelo Hospital São Camilo de Formosa/HSC juntamente com padre Inácio, capelão do hospital o X Seminário da Pastoral da Saúde com o tema ‘Fraternidade e Tráfico Humano, mesmo tema da Campanha da Fraternidade de 2014. O Seminário contou com a participação de colaboradores e parceiros do HSC. O evento aconteceu no auditório do centro administrativo do hospital e contou com a participação de José Hamilton Araújo Dias, advogado da instituição, que palestrou sobre “O aspecto legal do tráfico humano”, quando expôs que o tráfico humano já é o terceiro no ranking de tráficos, ficando atrás somente de drogas e armas. Além de explicar que há várias finalidades para esse tipo de crime, em que as pessoas podem ser traficadas para exploração sexual, exploração trabalhista, retirada de órgãos e adoção. Aconteceu também uma palestra com Luiz Henrique Bellei Gomes, médico do hospital, sobre “Planejamento Familiar”. Ele explicou todos os malefícios do uso contínuo de anticoncepcionais, tanto pílulas quanto injetáveis. Relatou que o uso desses medicamentos a longo prazo, trás inúmeros problemas para a saúde, tais como: trombose, câncer e AVC, além dos efeitos imediatos, como o acúmulo de gordura. “Não há maneira mais saudável e eficaz do que o Método de Billings, pois é a maneira natural de se evitar a gravidez, onde a mulher não corre risco de sofrer consequências na sua saúde”, explicou. Logo após as palestras houve uma missa.

 

Última atualização (Sáb, 20 de Dezembro de 2014 20:59)

 

Saneago realiza entrega de equipamentos para a Prefeitura de Formosa

Em uma solenidade realizada no auditório da Gerência Regional de Serviços/GRS da Empresa Saneamento de Goiás/Saneago, o diretor de produção, Luiz Humberto o “Betinho”, fez a entrega de vários equipamentos destinados a criação de uma escola ambiental em Formosa, que entre os objetivos fará a divulgação de programas educacionais ligados à proteção e conservação do meio ambiente. Participaram deste evento, além do diretor de produção o prefeito de Formosa, Itamar Barreto, a vice-prefeita, Argentina Martins, os secretários municipais, Luiz Laner e Vilmar Weber, os vereadores, Jesulindo de Castro, Jurandir Humberto e Wenner Patrik, além de diversos representantes da sociedade civil, imprensa e funcionários da Saneago local.

Leia mais...

 

Ex-presidente da Câmara de Formosa por duas vezes Mota perde o mandato

Condenado pela Justiça em março de 2014 somente em dezembro câmara toma providência
Em ação por ato de improbidade movida pelo Ministério Público/MP, o ex-presidente da Câmara Municipal de Formosa, Iron Pereira da Mota, conhecido como “Cabo Mota”, foi condenado a ressarcir o dano causado aos cofres públicos com despesas com telefonia móvel feitas pelo Legislativo em sua primeira gestão como presidente. Mota, que ocupava o cargo de vereador, teve seus direitos políticos suspensos por 5 anos e está proibido de contratar com o poder público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios pelo mesmo período. A juíza Marina Cardoso Buchdid determinou que, certificado o trânsito em julgado da sentença, que o Cartório Eleitoral seja oficiado para adoção das providências necessárias no que se refere à suspensão dos direitos políticos. Na ação, o MP sustentou que, em 2007, apesar de o Legislativo Municipal dispor de várias linhas telefônicas compartilhadas que serviam aos gabinetes e permitiam chamadas externas, inclusive para celulares, limitadas a cota de R$ 400 por vereador, o então presidente da casa optou por substituí-las por celulares. A promotoria demonstrou que a troca foi feita sem qualquer justificativa, tendo sido adquiridos, sem licitação, dez aparelhos celulares, com cota de mil minutos para cada parlamentar, em política inversa a de contenção de despesas.

Última atualização (Sáb, 20 de Dezembro de 2014 20:57)

Leia mais...

 

Associação de atiradores em Formosa a serviço do desporto e respeito ao uso de armas de fogo

O Clube de Atiradores, Caçadores e Colecionadores Itiquira Formosa/CACCIF, fundada em novembro de 2012 é uma associação civil, com caráter eminentemente desportivo e amador, sem fins lucrativos e sede na Avenida Valeriano de Castro, número 1191, sala B, Setor Nordeste. Presidido por Dionisio Luiz Holz o clube tem se mostrado ativo e competente em suas diversas iniciativas, proporcionando, principalmente a segurança de seus associados quanto a tornar legal a posse e o uso de armas de fogo e artefatos afins, bem como da aquisição e do registro em nome de seus associados. Dionisio como presidente do clube, tem demonstrado competência em coordenar atividades, nas modalidades de tiro prático, da caça esportiva, da coleção de armas e outras atividades relacionadas aos interesses dos associados, sempre na forma disposta nos estatutos e de acordo com as leis reguladoras.

Leia mais...

 

Rotary Club de Formosa faz homenagem às pessoas de destaque em 2014

O Rotary Club de Formosa realizou no final de novembro uma solenidade especial para homenagear 60 empresários e profissionais locais em reconhecimento as suas atuações no meio empresarial e junto à comunidade, informou o governador assistente do Rotary Club em Goiás, Tocantins e Brasília, Distrito 4530, Vertinho de Oliveira. O Rotary Club de Formosa Centro, entidade com serviços filantrópicos para a população carente e a Casa da Amizade, receberam os homenageados que se destacaram e contribuíram para o bem da cidade, por meio de ações em suas áreas de trabalho no decorrer do ano de 2014. Edinaldo Eli, presidente da entidade em Formosa agradeceu a parceria de todos e destacou que entre os muitos papeis do Rotary, está o reconhecimento do empenho de cada um para o desenvolvimento da coletividade.



 

Formosa passa a ter guias de turismo cadastrados no MTur

A Prefeitura de Formosa, por meio da secretaria municipal de Turismo, realizou no dia 11 de dezembro no gabinete do prefeito Itamar Barreto a entrega de certificados de conclusão de cursos gratuitos oferecidos pelo Senac em parceria com a prefeitura, que  ofertaram os cursos de Auxiliar de Cozinha e Inglês Aplicado aos Serviços Turísticos. Foram entregues também os certificados do Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos/CADASTUR, para os guias de turismo. O cadastro obrigatório é executado pelo Ministério do Turismo/MTur, em parceria com os órgãos oficiais de turismo das unidades da federação para os profissionais desta área,  e tem o objetivo de reunir todos aqueles que estejam legalmente constituídos e em operação.  Segundo a secretária de Turismo, Rosana Sales Araújo, se faz necessário a qualificação da mão-de-obra que irá atender direta e indiretamente os turistas, trazendo assim melhorias na qualidade de vida do formosense e elevando a melhoria do grau de atendimento no município. Esta é um das ações necessárias para que o turismo venha a ser um instrumento de desenvolvimento econômico para Formosa, acrescenta Rosane.


 

Subseção em Formosa promove o “Natal Solidário” e anuncia continuidade do “OAB Vai Até Você”

A Ordem dos Advogados do Brasil/OAB, Subseção de Formosa, promoveu pelo segundo ano consecutivo a Campanha Natal Solidário, com a distribuição de brinquedos para crianças carentes de bairros da periferia. Por meio de sua diretoria, funcionárias e colaboradores a subseção presidida pelo advogado Marco Aurélio Basso de Matos Azevedo, escolheu as creches municipais Madre Rosa Foglia, no Conjunto Habitacional Nova Formosa e Maria Aparecida Hamu Opa, no Parque da Colina para a entrega dos brinquedos, com a companhia do Papai Noel e seu saxofone, interpretado pelo advogado e músico, Edimar Alves de Amorim Filho. A campanha, segundo Marco Aurélio foi um sucesso e mais de 300 brinquedos foram distribuídos no dia 12 de dezembro. O presidente esclareceu que “a iniciativa foi importante para mostrarmos que a subseção da OAB, não está voltada apenas para os interesses dos advogados, mas também da população.”, afirmou. Quanto ao projeto “OAB Vai Até Você”, que atende gratuitamente pessoas que precisam de orientação jurídica ou informações a cerca de seus direitos, Marco Aurélio afirma que em 2015 terá continuidade e que no início do ano será realizado na cidade de Vila Boa. A ação, que já foi realizada nos municípios de Cabeceiras e Formosa, conta com a participação de advogados voluntários e foi um dos motivos que levaram a subseção de Formosa a ser a vencedora da primeira edição do Prêmio Subseção Destaque em Goiás, oferecido pela OAB-GO.

 

Estádio de Formosa começa a sair do marasmo

Praça esportiva está há mais de um ano desativada e sem gramado 

Passados mais de um ano sem atividades esportivas a grama do Estádio “Diogão”, foi entregue em dezembro para o início de plantio. O tipo da grama que está sendo implantada é a bermuda celebration, a mesma usada em grandes arenas como o Maracanã, no Rio de Janeiro; Mané Garrincha, no Distrito Federal e o Serra Dourada, em Goiânia. Segundo informações da secretaria de Esportes, além do gramado, as dependências do Diogão também serão reformadas. Desde outubro de 2013, o município de Formosa, cidade com uma equipe de futebol profissional na elite do campeonato brasiliense e com divisões de campeonatos, não tem um estádio para acompanhar as partidas.

Leia mais...

 

Conjunto de ações da Cooperativa Recicla Formosa vem fazendo diferença

Entidade tem diminuído desigualdades sociais com incentivo ao conhecimento de seus cooperados

A atividade de catação de lixo é exercida por uma parcela da população que por décadas sofreu com a falta de programas sociais que proporcionassem desenvolvimento e até mesmo oferecessem condições dignas de sobrevivência. Atenta a essas questões a que são submetidos os catadores a Cooperativa Recicla Formosa se integra às políticas de desenvolvimento e inclusão com medidas que abrangem além da questão do tratamento do lixo, mas também interesse em resolver as desigualdades sociais, por meio do projeto de educação e acesso ao livro, à leitura, à literatura. A Recicla Formosa encerra 2014 com muitas conquistas em relação à formação e capacitação de seus cooperados. No início do ano foi lançado o projeto Catadores da Educação e do Conhecimento, que proporcionou 15 vagas para os cooperados cursarem Pedagogia. Durante todo o ano foram realizadas inúmeras formações para todos os cooperados com temas diversos, como: educação ambiental, segurança no trabalho, tratamento e seleção correta de lixo eletrônico, dentre outros e no encerramento do ano com a formatura de 15 cooperados, que prestam serviço de compostagem e plantio de mudas na horta orgânica do município, nos cursos Horticultor Orgânico e Identificador Florestal pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego/Pronatec, juntamente com o Instituto Federal de Goiás/ IFG.

Leia mais...

 




Clima

Pessoas oline
Nós temos 3 visitantes online